Um sistema de transporte pneumático consiste no deslocamento de um produto em pó ou granulado através do fluxo de ar, em uma tubulação estaque em relação a atmosfera, de um ponto de origem até um local de destino. Uma instalação de transporte pneumático é composto por:
Relacionamos os tipos de sistemas de transporte pneumático que a Globe pode oferecer. No seu próximo projeto não deixe de nos consultar. Temos a solução para o seu projeto!
Ocorre através de sopradores como fonte de geração de ar, realizando o transporte do particulado. Dosado de maneira estanque direto na tubulação onde ocorre o transporte até o receptor.
Também conhecido por sistema de transporte por sucção, a entrada de matéria prima é dosada a pressão atmosférica, sendo o material succionado através de um equipamento que gera vácuo.
No sistema de transporte pneumático fase densa são utilizados vasos de pressão aonde a capacidade de transporte é determinado em função do volume do vaso e a quantidade de ciclos (tempo de alimentação, pressurização e esvaziamento do vaso) que é realizado por hora.
Este sistema de transporte é utilizado para materiais fluidizáveis, abrasivos ou nos casos onde os materiais precisam ser transportados com baixas velocidades para evitar degradação das matérias primas ou do produto. Eles são dimensionados para grandes capacidades com menor consumo de ar, porém com pressões mais elevadas, fazendo-se uso de compressores do tipo parafuso e unidades de controle da qualidade do ar de transporte.
A matéria prima neste transporte é alimentado no vaso de pressão por gravidade. Por se tratar de um equipamento com função de enviar os materiais para grandes distâncias e com “fase densa”, eles podem estar sujeitos a entupimentos, havendo a necessidade de instalar “boosters” nas tubulações para ajudar no transporte.
Ao informar meus dados, eu concordo em receber comunicação, e concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.