Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), a indústria de nutrição animal brasileira produziu pouco mais de 85 milhões de toneladas de ração animal em 2021, com tendências de crescimento. Essa é a prova de que, no Brasil, o setor se alinha às melhores tecnologias, como é o caso do sistema de transporte pneumático.
Com o objetivo de conquistar alta produtividade, qualidade no transporte de matérias-primas e segurança alimentar, o setor investe cada vez mais no transporte pneumático para a movimentação de materiais em pó ou granulados.
Diante da importância da tecnologia, confira a verdadeira importância da implementação de um sistema de transporte pneumático em uma indústria de nutrição animal e os benefícios obtidos com isso.
Indústria brasileira de nutrição animal: Crescimento de 4,5% em 2021
Mesmo diante dos muitos desafios, a produção brasileira de rações registrou, no ano de 2021, um crescimento positivo, com uma estimativa de avanço de até 4,5% e produção de 85 milhões de toneladas de rações animais.
Esses números são decorrentes do dinamismo da cadeia produtiva de proteína animal e também ao impulso do fenômeno da humanização dos pets. Segundo o Sindirações, o convívio com os cães e gatos, que se intensificou na pandemia, estimulou que os tutores demandam alimentos mais completos e balanceados, indicando um crescimento de 8% ao longo do ano.
Já no ano de 2022, a demanda deve continuar crescente, devido às previsões climáticas mais animadoras que contribuirão na recomposição dos estoques globais e no razoável alívio nos preços dos cereais e oleaginosas.
Mas, para que as projeções se confirmem, cabe à indústria de nutrição animal investir na adoção da tecnologia em suas plantas, tendo na implementação de um sistema de transporte pneumático uma excelente estratégia, como visto a seguir.
Por que implementar um sistema de transporte pneumático na indústria de nutrição animal?
Na indústria brasileira de nutrição animal, uma preocupação recorrente é submeter o setor a rigorosos padrões sanitários que sejam capazes de garantir qualidade da produção, do produto e dos processos.
Este cenário já pressiona a indústria de nutrição animal, que se vê exigida a adotar mudanças nas linhas de produção e uso de novas tecnologias, tendo no sistema de transporte pneumático uma ótima opção para transportar materiais.
O sistema de transporte pneumático representa o que há de mais moderno para o setor para promover o deslocamento de materiais mais frágeis de um ponto a outro de uma maneira bem mais cuidadosa.
Este sistema permite ainda que o transporte possa movimentar matérias-primas por longas distâncias dentro da indústria de nutrição animal, com uma capacidade de até 150 m3/h.
Quando implementado na indústria de nutrição animal, um sistema de transporte pneumático permite ainda a possibilidade de obter as seguintes vantagens:
1- Reduz o desgaste de componentes
Na indústria de nutrição animal, muitos ingredientes e micronutrientes possuem alta abrasividade. Assim, com o tempo, podem prejudicar a eficiência e qualidade de componentes dentro da linha de produção.
A implementação do transporte pneumático ajuda a resolver isso, pois protege a tubulação e impede o desgaste prematuro de componentes utilizados na linha de produção.
2 – Mantém a integridade das partículas
A baixa velocidade utilizada no transporte pneumático elimina os efeitos negativos decorrentes do pó fino gerado, isso ajuda a manter a integridade das partículas e torna todo o processo mais confiável, eficiente e seguro.
3 – Facilita a adoção das boas práticas de fabricação
A armazenagem dos ingredientes em silos, ao invés de mantê-los em sacos ou big bags, representa um diferencial bastante importante ao usar um sistema de transporte pneumático dentro da indústria de nutrição animal.
Tal medida permite que a fábrica seja mais limpa e livre de pragas, melhorando a qualidade do produto final.
4 – Reduz perdas de processo e geração de sujidades
A implementação do transporte pneumático neste tipo de indústria ajudará a eliminar as constantes perdas de processo e geração de sujidades por toda a fábrica, principalmente por este ser um sistema totalmente fechado.
Além do mais, a aquisição de um sistema de transporte pneumático é mais acessível, com manutenção comparativamente mais barata que a de sistemas mecânicos, o que garante a otimização do investimento realizado com maior durabilidade.
Diante destes benefícios, você ficou estimulado a implementar um sistema de transporte pneumático em sua indústria de nutrição animal? Mas lembre-se de sempre utilizar os melhores equipamentos na implantação do seu sistema de transporte pneumático, somente assim poderá aproveitar todas as vantagens dessa tecnologia.